Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > Organização da “Moulding Expo” promove evento em Portugal

Feiras & Meetings

Organização da “Moulding Expo” promove evento em Portugal

30 Junho 2022

Numa original visita de cortesia, a organização da feira “Moulding Expo” (Stuttgart, Alemanha) visitou a Indústria Portuguesa de Moldes para apresentar a próxima edição do evento que decorrerá em 2023. Numa receção ao por-do-sol, em São Pedro de Moel, Gunnar Mey, diretor de feiras e eventos da Messe Stuttgart, e Florian Schmitz, gestor de projetos, fizeram uma apresentação da próxima edição do certame, agendada para decorrer entre os dias 13 e 16 de junho do próximo ano, perante uma plateia composta por cerca de três dezenas de profissionais da indústria de moldes, oriundos de várias empresas.


Depois de ver cancelada a edição de 2021, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a próxima promete um regresso quase total ao figurino das anteriores edições: será presencial, com um enorme espaço de exposição, onde se concentrarão produtores de moldes e ferramentas de vários países, bem como os principais players e clientes internacionais.


Pelas suas características e localização, a Moulding Expo assume-se atualmente como a principal feira europeia dedicada especificamente à indústria de moldes. É, na opinião das empresas portuguesas, um palco de excelência para a dinamização de novos negócios e parcerias naquele que é o principal mercado europeu: a Alemanha.


E isso foi notório na aposta que os fabricantes nacionais fizeram na última edição da feira, em 2019. Foram 19 as empresas a acompanhar a CEFAMOL, o que levou Portugal a ascender ao topo das participações internacionais na feira. Em maior quantidade esteve, apenas, a representação alemã. Por isso, Gunnar Mey enfatiza que “Portugal é dos maiores parceiros da Moulding Expo” o que, no seu entender, justifica a visita que a organização fez ao nosso país e num modelo que nunca repetiu em outras latitudes.


“Para além de convidar as empresas para a feira, esta foi a nossa forma de agradecer a confiança que têm depositado em nós e que esperamos que mantenham no futuro”, sublinhou. “Desde há muito que para os produtores de moldes portugueses, a Alemanha é o principal mercado e, por isso, este sector tem muitas relações com os clientes alemães. Isso é notório na forte participação que têm protagonizado na Moulding Expo”, adiantou, acrescentando que os produtores portugueses têm uma característica única. “Sempre que visitamos Portugal ou contactamos os fabricantes portugueses, percebemos que há algo de novo na indústria”.





Crescimento

E, salientou, a prova disso mesmo foi constatada numa visita que os responsáveis da Messe Stuttgart tiveram oportunidade de fazer a algumas empresas de moldes. “Percebemos que há uma aposta enorme no crescimento das empresas, visível no investimento que está a ser feito. Estão a crescer e a aumentar a sua capacidade instalada”, contou, acrescentando ter ficado também agradado com a aposta na sustentabilidade. “Há uma preocupação visível com a sustentabilidade, através de boas práticas, como a energia a partir de fontes renováveis”, explicou.


“Foi muito interessante perceber que estas empresas estão a crescer: algumas duplicaram o espaço produtivo. Mas, ao mesmo tempo, todas têm o mesmo desafio presente: manter os funcionários ou atrair novos funcionários e, por outro lado, estar focados em criar respostas para a questão dos preços das matérias-primas, entre outros”, destacou ainda, assegurando que “este investimento, esta aposta na melhoria de condições e na preparação para enfrentar melhor os desafios é algo que não se vê, não desta forma, noutros locais. Por exemplo, não se vê na Alemanha, não com esta intensidade”.


A primeira edição da Moulding Expo foi em 2015. Desde então, a feira tem vindo a crescer e a ligação com Portugal tem estado presente desde a primeira hora, através da forte relação que a organização estabeleceu com a CEFAMOL e os produtores nacionais. Em 2017, Portugal foi, até, o local escolhido pela organização para fazer a apresentação oficial da edição desse ano.