Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Omolde > Notícias > 9 Tendências que ditam o futuro do fabrico moderno

Tecnologia & Inovação

9 Tendências que ditam o futuro do fabrico moderno

27 Fevereiro 2024

O fabrico moderno assiste, hoje, a mudanças significativas estimuladas pelo desenvolvimento e integração de inovações tecnológicas - como a Inteligência Artificial, por exemplo -, por exigências dos diversos mercados, pela visão da sustentabilidade enquanto imperativo estratégico, entre outras, que não é despropositado encará-las como uma autêntica revolução.


A revista Manufacturing Today enumerou as tendências que já estão a moldar o futuro da produção industrial e a sua influência nos negócios, na economia e na gestão de pessoas:


1. Tecnologias emergentes

A Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT - Internet of Things) estão já a ser utilizadas na otimização da logística das cadeias de fornecimento e na predição de tendências de mercado, através de monitorização em tempo real. A robótica, outro elemento essencial no panorama essencial, está a contribuir para alcançar elevados níveis de eficiência e redução de custos, graças à automação de tarefas repetitivas.


2. Práticas industriais sustentáveis

Cada vez mais as empresas procuram enaltecer o seu comprometimento com a responsabilidade ambiental, através da escolha de fontes renováveis de energia e do uso de materiais sustentáveis nos seus processos produtivos.


3. Ascensão de fábricas inteligentes

Se o conceito de smart cities (cidades inteligentes) e smart grids (redes inteligentes de distribuição de energia elétrica) cada vez mais se enraízam no nosso quotidiano, também as smart factories reclamarão o seu lugar. Estas representam um salto na capacidade industrial, graças à utilização de data analytics e machine learning para prever necessidades de manutenção, otimizar linhas de produção e simplificar operações, levando a um aumento da eficiência, redução do downtime e a uma resposta mais ágil a mudanças do mercado.


4. Personalização

Tecnologias avançadas de fabrico como a impressão 3D estão a permitir às empresas oferecerem produtos personalizados a uma maior escala, satisfazendo a crescente procura dos consumidores por produtos feitos «à medida».


5. Inovação das cadeias de fornecimento

Atualmente é atribuída uma maior atenção ao estabelecimento de cadeias de fornecimento ágeis, transparentes e resilientes, o que inclui a diversificação de fornecedores e a utilização de ferramentas digitais para uma melhor visibilidade.


6. Desenvolvimento de competências

Literacia digital, data analytics e especialização técnica são perfis cada vez mais solicitados, pelo que o upskilling dos seus recursos humanos constitui um forte investimento das empresas, com vista a responder aos desafios impostos.


7. Tecnologias avançadas no controlo de Qualidade

O controlo de qualidade na produção industrial está a ser revolucionado através da utilização da IA e da aprendizagem automática, por serem capazes de realizar uma manutenção preditiva, detetar anomalias na produção e garantir uma qualidade consistente, reduzindo assim o desperdício e melhorando a fiabilidade.


8. Desafios globais

A geopolítica, as mudanças económicas e as políticas comerciais continuam a ser agentes influenciadores da prestação industrial, pelo que é necessária uma capacidade de gestão ágil e informada.


9. Ambientes colaborativos

As parcerias entre fabricantes, fornecedores de tecnologia e instituições de ensino continuam a revelar-se determinantes para a promoção da inovação, o estímulo do crescimento e a garantia de uma mão-de-obra qualificada para o futuro.


LER ORIGINAL >>>