Plataforma de Fornecedores

Selecione um produto / serviço

Publicidade

Omolde > Notícias > DIB4T aposta na visão artificial

Tecnologia & Inovação

DIB4T aposta na visão artificial

19 Outubro 2022

A DIB4T, especializada em conceção e desenvolvimento de equipamento industrial, que vai desde o fabrico de ferramentas para robôs, robótica, equipamentos de auxílio à produção e implementação de células de fabrico, tem vindo também a apostar afincadamente em soluções de visão artificial para a indústria.


Não é novidade que a visão artificial tem ganhado uma importância cada vez maior, com o aumento da automatização dos processos e elevados padrões de qualidade do produto final.


Neste sentido, a DIB4T dispõe agora de diversas soluções para a visão na indústria, nomeadamente soluções 2D e 3D. Ambas podem ser usadas em soluções que funcionam em tempo real, sendo este um fator preponderante relativamente à eficiência da automação.


No que diz respeito à visão 2D, a DIB4T desenvolve inteiramente as suas soluções: desde a criteriosa seleção do hardware, desenvolvimento de software de processamento de imagem de baixo nível, como também interfaces fáceis e intuitivas de utilizar.


Este tipo de abordagem permite resolver variadíssimos problemas, nomeadamente a deteção e rastreamento de objetos, leitura de códigos de barra e QR, inspeção de rebarbas de peças, entre muitos outros. Existe, ainda, a opção de fácil integração com outros sistemas usando o protocolo de comunicação OPC UA que é amplamente usado na indústria. Desta forma, e porque as soluções DIB4T são desenvolvidas e implementadas com base nas especificidades de cada cliente, é possível atingir elevados níveis de eficiência e consequentemente a sua satisfação.


A DIB4T também desenvolve sistemas de visão baseados em 3D, que vão desde projetos com câmaras estereoscópicas, ao uso de sofisticados scanners 3D. Estes, utilizados recorrentemente pela DIB4T, têm a particularidade de serem capazes de efetuar a modelação de peças com velocidade e precisão muito elevadas, permitindo ainda, executar inspeções com elevado grau de certeza e sempre em tempo real. Este fator é de primacial importância, abrindo a possibilidade de inspecionar produções completas e não apenas por amostragem.