
Injeção de Plástico: A Revolução Sustentável e as Máquinas da Nova Geração
O mercado global de injeção de plástico encontra-se numa fase de (...)
16 Setembro 2025
01 Julho 2021
O projeto MASK4MC – Mask for Medical Care surgiu na sequência de atividades de I&D, realizadas no ano de 2020, pela SETsa (Grupo IBEROMOLDES), e que culminaram no fabrico de uma viseira de uso geral para minimizar o risco de contaminação por COVID-19.
Considerando o elevado risco de contaminação dos profissionais de saúde por agentes patogénicos, aquando da prestação de cuidados, e a escassez de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) de proteção respiratória, o projeto MASK4MC tem como principal objetivo desenvolver e validar um novo EPI, simultaneamente eficaz e confortável, que proteja adequadamente o utilizador de elementos patogénicos e que preencha a falta deste tipo de equipamentos no mercado atual.
Pretende-se explorar soluções inovadoras ao nível da capacidade de proteção, design, materiais e componentes, adaptação às particularidades da atividade médica, transparência, ausência de distorção visual, leveza, resistência ao impacto, não estilhaçável, fácil de higienizar, confortável na utilização, fácil de colocar e reciclável. É também objetivo do projeto desenvolver e validar a viseira, em contexto de consultório.
O efeito de proteção da viseira baseia-se, essencialmente, no princípio de vedação aerodinâmica de todo o seu contorno. Para isso, a viseira é dotada de um sistema de ventilação que forma uma cortina consistente, de modo a garantir um domínio de ar seguro na zona de respiração, conhecido por domínio de segurança, com pressão positiva entre o equipamento de proteção individual e o rosto, para o qual não poderá ocorrer entrada de ar proveniente do ambiente envolvente.
O consórcio é constituído por uma empresa e duas entidades não empresariais do sistema de I&I nacional, nomeadamente a SETsa (promotor líder), ADAI - Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial e a FMDUC - Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Coimbra. Importa salientar que neste momento já foi submetida a patente, junto do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, relativo à viseira desenvolvida durante o período de execução do projeto MASK4MC.