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Estaremos no caminho para a mobilidade solar?

08 Janeiro 2024

Segundo previsões da Agência Internacional de Energia, até 2030, os veículos elétricos representarão mais de 60 % dos automóveis vendidos a nível mundial. Em alinhamento com a estratégia de uma transição neutra em carbono, que contribui para a crescente eletrificação da mobilidade, torna-se necessário conceber soluções para, por exemplo, reduzir a necessidade de recarga da rede elétrica. A integração de painéis fotovoltaicos pode ser um caminho, como apontado pela União Europeia: «A energia fotovoltaica integrada em veículos apresenta um elevado potencial para contribuir para a redução das emissões do sector dos transportes, aumentando a autonomia energética dos veículos elétricos e substituindo parcialmente a energia da rede pela eletricidade solar produzida a bordo. Mais do que outros VE, podem também tornar-se uma fonte adicional de eletricidade para a rede enquanto estacionados, e uma solução de armazenamento de energia que contribui para a resiliência global da rede.»


Imagem: Simoldes Plásticos


A Bulletin Electrosuisse, uma revista suíça do sector da eletrotecnia e da indústria eléctrica, mencionou no seu artigo «La mobilité solaire: un rêve ou une réalité?» que estão disponíveis no mercado produtos automóveis com sistemas fotovoltaicos (FV) integrados. Por exemplo, o Toyota Prius tem uma opção de teto solar desde 2012, e o Hyundai Sonata e o Ioniq 5 têm ambos uma opção de teto fotovoltaico de mais de 200 W. Além disso, estão a surgir várias start-ups para oferecer veículos movidos a energia solar, incluindo a Lightyear que, em 2023, apresentou o seu primeiro protótipo topo de gama com um design sem janelas traseiras dedicado à integração fotovoltaica, e a Aptera, uma start-up norte-americana que oferece um carro de três rodas totalmente coberto por módulos solares.


Contudo, refere também que os produtos fotovoltaicos atualmente disponíveis no mercado automóvel se baseiam numa conceção de vidro que os torna relativamente pesados. Além disso, por razões de segurança, só podem cobrir o tejadilho do automóvel. Por conseguinte, existe uma procura de soluções de módulos fotovoltaicos em polímero.


Procurando antecipar a tendência evolutiva da indústria automóvel para a utilização de painéis solares fotovoltaicos nos veículos, a Simoldes Plásticos liderou o projeto PhotoVoltaic Automotive Body (PVAB), com vista ao desenvolvimento e demonstração de uma nova arquitetura de módulos fotovoltaicos para o sector automóvel e respetivo processo de produção. Esta missão surgiu com a intenção de responder ao desafio de substituir o vidro por uma solução polimérica, a fim de intensificar as possibilidades de integração de tectos solares nos veículos, limitando simultaneamente o peso.


Saber mais sobre o PVAB >>>