
Transformação Digital e Investigação Académica dão nova vida à Indústria
A indústria de injeção de plásticos está a consolidar-se como um (...)
07 Outubro 2025
13 Março 2020
Uma sessão bastante informal, que juntou os participantes num círculo para uma interessante partilha de opiniões e experiências entre todos, acerca do tema central 'Ligar equipas de produção, competências e ferramentas'. Foi assim que, no dia 11 de março, decorreu mais um encontro inserido no programa “Talentum” que, organizado pela CEFAMOL, se dedica à temática do papel das Pessoas nas organizações.
A sessão contou com dois dinamizadores Artur Ferraz, da International Business Consulting (IBC) e Gonçalo Duarte, da Eugster/Frismag que partilharam opiniões e deram exemplos relacionados com a gestão de equipas nas empresas.
Na sua intervenção, Gonçalo Duarte começou por alertar que, na indústria de moldes, a sua perceção é que "a gestão das pessoas está a ser um pouco descurada". E isso nota-se, no seu entender, na visível diferença entre o investimento (seja financeiro, seja a nível de importância) que é feito em máquinas e o que é dedicado à temática das pessoas. Por isso, defendeu ser necessária uma alteração de 'mindset', que permita valorizar e motivar mais os recursos humanos das empresas.
Um dos exemplos, sublinhou, é a formação que "deve ser direcionada e incidir em algo que faça efetivamente falta na organização e sirva para fazer evoluir as pessoas". Sugeriu ainda que os colaboradores mais antigos nas empresas passem a ser transmissores de conhecimento para os elementos mais jovens. Uma espécie de passagem de técnico executante a formador da nova geração. Desta forma, defendeu, consegue reter-se o conhecimento na organização e elevar-se a motivação das pessoas.
Leia a continuação desta notícia AQUI.